sábado, 5 de dezembro de 2015

INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

No dia 29 de novembro de 2015, 1° domingo do Advento, foram instituídos 79 ministros extraordinários da Comunhão Eucarística para nossa Paróquia. Após a Oração da Assembleia, Pe. Carlos os questionou sobre sua disposição e consciência em assumir tão grande serviço, deu-lhes a bênção de instituição e concedeu-lhes o mandato para exercerem seu ministério pelos próximos 2 anos, até dezembro de 2017. Terminada a prece de instituição, os ministros revestiram-se da opa (veste própria para o exercício dos ministérios leigos) e foram até o pároco, de quem receberam o abraço de paz e de bênção.

INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA COMUNHÃO

Coordenador: Queiram ficar em pé os que serão instituídos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.

(os candidatos ficam em pé)

Padre: Nossa comunidade paroquial está recebendo novos ministros da comunhão, são pessoas que se dispõem a servir os doentes de nossa paróquia e ao altar na distribuição da comunhão eucarística. Foram chamados e aceitaram se preparar para exercer bem este ministério, por isso eu pergunto aos responsáveis: eles estão preparados para receberem este ministério?

Coordenador: Conforme nosso parecer e a preparação feita, declaro que foram considerados dignos e preparados.

Padre: Caros filhos, é com alegria que os acolho para conceder-lhes o mandato de ministros extraordinários da comunhão eucarística pelos próximos 2 anos, contando com a ajuda de vocês para o duro serviço evangelizador de cuidar dos doentes e do amor ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. O trabalho é grande e os trabalhadores são poucos, por isso é necessário que vocês deixem claro que estão dispostos a oferecer suas vidas para que tal serviço seja realizado com amor, dedicação e seriedade, não devendo abandonar aqueles que confiaram em sua palavra. Para isso, estão dispostos e querem exercer este serviço pelos próximos 2 anos com amor, fé, dedicação e seriedade, contando com a ajuda de Deus e servindo àqueles que precisarem de vocês para a comunhão na eucaristia?

Candidatos: Sim, quero!

Pe.: Querem participar frequentemente da Celebração Eucarística e crescer na fé, dando testemunho de um verdadeiro encontro com Cristo, criando comunhão e fugindo de intrigas e atitudes que prejudiquem a caminhada de nossa comunidade paroquial?

Candidatos: Sim, quero!

Pe.: Querem trabalhar em comunhão com o pároco, a serviço da Igreja, professando a fé católica e procurando compreendê-la cada vez melhor, para serem membros do Corpo Místico de Cristo e ajudar a todos a viverem guiados pelo Espírito Santo?

Candidatos: Sim, quero!

Pe.: Querem servir a comunhão aos doentes que não podem vir celebrar conosco na igreja e distribuí-la aos irmãos com reverência, amor e o máximo de cuidado?

Candidatos: Sim, quero!

Pe.: Professem então, com toda a comunidade, a Fé que nos une na única Igreja de Cristo.

Candidatos: Creio em Deus Pai, todo poderoso...

(os candidatos se ajoelham)

Pe.: Concedei, Senhor, a vossa bênção a estes vossos filhos, aos quais a Santa Igreja convoca para o serviço de auxiliares na administração da Sagrada Comunhão ao povo de Deus. Possam eles, por seu testemunho e por seu serviço a esta comunidade, ajudar a edificar a Igreja que se alimenta do pão da Eucaristia cujos distribuidores serão. Por Cristo, Senhor nosso. Todos: Amém.

Pe.: E eu, em virtude da faculdade que para isso me concedeu o Sr. Bispo nesta Paróquia, os autorizo, pelos próximos dois anos, a distribuir a Sagrada Comunhão, sob nossa autorização, aos doentes e aos outros fiéis, segundo as normas para isso estabelecidas pela Igreja. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Todos: Amém.

(em fila, os novos ministros se aproximam do pároco e recebem o abraço de paz e bênção)




































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário